Administração: Porque cursar e em que áreas atuar

22 de agosto de 2017   publicado por: Faculdade Ratio

Com grade curricular abrangente e mercado de trabalho bastante amplo, o curso de Administração de Empresas oferece boas oportunidades profissionais. Se você ainda não sabe qual carreira seguir na universidade, mas está considerando o curso de Administração de Empresas, confira mais detalhes sobre a profissão.

O QUE FAZ UM ADMINISTRADOR

O profissional que atua como administrador costuma ser responsável pelo gerenciamento das empresas lidando, principalmente, como os recursos financeiros e humanos. Ele pode atuar na negociação com fornecedores e clientes, no marketing, em cobranças, no controle de estoques e no relacionamento empresarial, entre outras atividades. O administrador pode atuar até mesmo com áreas mais ligadas à comunicação, como publicidade ou ao meio ambiente, envolvido em questões de sustentabilidade.

Quem trabalha nesse campo pode atuar em diversas áreas como administração de empresas, esportiva, hoteleira, financeira, hospitalar, de recursos humanos, auditoria, comércio exterior, empreendedorismo, gestão ambiental, entre outras.

O estudante que deseja entrar nesse ramo precisa estar ciente de que trabalhará muito com planilhas e números de um modo geral, essenciais para que o administrador consiga desempenhar bem as funções diárias. No entanto, nada impede que ele adentre no curso mesmo que não tenha tanta afinidade com essa área, já que pode aprender a gostar ao decorrer dos anos.

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Ao entrar no curso de Administração, os alunos poderão se deparar com um curso bem diversificado. Além de terem matérias mais gerais, como matemática, sociologia e informática, serão também ensinadas outras mais específicas ao longo dos 4 anos de curso, com marketing, finanças e recursos humanos, na maior parte das universidades.

Segundo o Censo elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2013, a graduação em Administração é a mais ofertada no Brasil. Atualmente, a área apresenta duas áreas com grande potencial: a gestão da inovação e aquela com enfoque na sustentabilidade. Outro campo em alto é o branding, que contribui para administrar uma determinada marca de uma empresa, fortalecendo-a junto ao mercado.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Administração de empresas Cuidar de todas as operações de uma empresa, desde a organização de seus recursos humanos, mercadológicos, materiais e financeiros até o desenvolvimento de estratégias de mercado.

Administração esportiva Gerenciar times e equipes, promover competições e cuidar do marketing esportivo de uma associação, clube ou equipe esportiva. Em órgãos oficiais, definir políticas para o esporte.

Administração financeira Organizar e coordenar as atividades financeiras de um estabelecimento, lidando com patrimônio, capital de giro, análise de orçamentos e fluxo de caixa.

Administração hoteleira Gerenciar hotéis, pousadas, resorts, spas e parques temáticos. Supervisionar o funcionamento do estabelecimento, a área financeira, seus serviços, sua manutenção, as reservas e a limpeza.

Administração hospitalar Gerenciar hospitais, prontos-socorros e empresas de convênio médico ou seguro-saúde.

Administração de produção Supervisionar o processo produtivo em indústrias, da análise, aquisição e estocagem da matéria-prima à qualidade e distribuição do produto final.

Administração pública Planejar, promover e gerenciar instituições públicas.

Administração de recursos humanos Cuidar das relações entre funcionários e empresa, coordenando a seleção e a admissão, os planos de carreira e de salários, os programas de incentivo, de treinamento e de capacitação da mão de obra.

Administração rural Dirigir empresas rurais e agroindustriais, controlando o processo de produção, a distribuição e a comercialização de produtos.

Administração do terceiro setor Planejar e coordenar as operações de ONGs, gerindo a captação de recursos e sua aplicação em projetos ambientais, educacionais, profissionalizantes ou comunitários.

Comércio exterior Administrar negociações de compra e venda com companhias do exterior e auxiliar a empresa a se expandir fora do país.

Controladoria Planejar e gerenciar o orçamento de uma empresa, fazendo o controle dos custos e a auditoria interna.

Empreendedorismo Definir as estratégias de criação e direção de um negócio, avaliando as oportunidades, a concorrência e a gestão de recursos humanos.

Gestão ambiental Planejar e executar projetos para a preservação do meio ambiente.

Gestão de qualidade Otimizar os processos industriais e de venda ou compra de serviços ou mercadorias.

Logística Implantar e administrar o fluxo produtivo de uma empresa, da compra e estocagem da matéria-prima à distribuição da mercadoria nos pontos de venda.

Marketing Definir as estratégias de atuação de uma empresa, estudar as necessidades dos clientes, desenvolver produtos e serviços para atendê-los e planejar as vendas.

Peritagem Elaborar exames periciais em assuntos relacionados ao dia a dia de uma empresa, como na administração financeira ou de recursos humanos.

Sistemas de informação Gerenciar os sistemas de tecnologia de informação em uma empresa, atualizando seus equipamentos e programas necessários ao negócio.

Vendas Planejar e otimizar as vendas de uma empresa, negociando preços, condições de pagamentos e prazos de entrega.

Fontes: Universia e  Guia do Estudante

Tags: #administração #cursos #graduação #mercado