Blog

ESPECIALIZAÇÃO EM TELEJORNALISMO

13 de setembro de 2017   publicado por: Faculdade Ratio

ESPECIALIZAÇÃO EM TELEJORNALISMO

COORDENAÇÃO: JULIÃO JÚNIOE MIRELLE COSTA

 

PÚBLICO ALVO:

A especialização é destinada a profissionais diplomados em Comunicação Social, em qualquer habilitação (jornalismo ou publicidade), e em áreas como marketing e relações públicas, e ainda graduados interessados em ampliar conhecimentos no segmento de jornalismo para TV e Web e profissionais que atuam como gestores de empresas de mídia.

 

DURAÇÃO E PERIODICIDADE:

375 H/AULAS – 18 MESES ( Mensal ) SÁBADO: 8H ÀS 18HORAS; DOMINGO: 8H ÀS 15HORAS

 

INVESTIMENTO INSCRIÇÃO: MATRÍCULA NO VALOR DE R$ 255,00 (DUZENTOS E CINQUENTA E CINCO REAIS)  + 18 PARCELAS DE R$ 380,00(TEZENTOS E OITENTA REAIS)

Obs: É concedido 10% de desconto até a data do vencimento.

 

ESTRUTURA CURRICULAR:

DISCIPLINA

 

  • FIGURINO PARA TEVÊ E WEB

15 h/a

Critérios de escolha para figurinos dos telejornais. A roupa que você veste como marketing pessoal. A linguagem que o comunicador transmite através do seu figurino.

 

  • JORNALISMO POLÍTICO: O QUE O REPÓRTER PRECISA SABER

15 h/a

No âmbito estadual e municipal, os conceitos utilizados no cotidiano da política – o que significam e representam: LOA, LDO, primeiro expediente, segundo expediente, ordem do dia, pedido de vistas e outros. Leitura crítica do jornalismo político. A partir de conhecimentos teóricos, obtidos através da análise de cases jornalísticos, os alunos poderão assumir uma postura profissional balizada em valores éticos e morais.

 

  • JORNALISMO HUMANIZADO

15 h/a

Ementa: A responsabilidade social do comunicador na mediação jornalística. Ética no Telejornalismo (cases). O sensacionalismo no jornalismo praticado na tevê. A opinião no telejornalismo. Apreciação das mensagens do jornalismo praticado nas reportagens de televisão e internet ante seus reflexos positivos ou negativos em relação às pessoas, grupos sociais e ao público em geral.

 

  • JORNALISMO ESPORTIVO

15 h/a

Ementa:  As características da linguagem no jornalismo esportivo, através de cases locais e nacionais veiculados na tevê e na internet. Funções do jornalista esportivo. A pauta e a confecção de matérias esportivas. A cobertura esportiva.

 

  • O JORNALISMO E A ECONOMIA

15 h/a

Ementa: Economia Brasileira e aspectos da atualidade. Temas rotineiros nas pautas do jornalista, como PIB, inflação, impostos, cesta básica e outros. Relação receita e despesas (Municípios e Estado). A decodificação dos assuntos relacionados cotidianamente à economia.

 

  • NOVAS TECNOLOGIAS NA COMUNICAÇÃO

15 h/a

As transformações sociais diante das novas tecnologias. Influência das

tecnologias da informação e da comunicação no cotidiano. Tipos de equipamentos

disponíveis no mercado e suas aplicabilidades. Os equipamentos de audiovisual.

 

  • COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL NAS EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO

15 h/a

A importância da comunicação em instituições públicas e privadas. Comunicação gerencial, comunicação administrativa, comunicação interna, comunicação externa. Estrutura organizacional nas redações de tevê. Planejamento estratégico e execução de projetos de comunicação organizacional.

 

  • COMUNICAÇÃO E COMPORTAMENTO

15 h/a

Relações humanas e desenvolvimento interpessoal. Identidade e autoconhecimento. Equilíbrio e dimensões da vida. Valores e talentos. Conceito de criatividade. Potencial, bloqueios e processo criativo. Como aumentar a autoestima e superar medos.

  • EMPREENDEDORISMO EM COMUNICAÇÃO

Empreendedorismo e gestão. Marketing pessoal. Criatividade, inovação e estratégias em comunicação. Desenvolvimento de conteúdos e produtos jornalísticos em ambientes digitais.

15h/a

 

  • ORATÓRIA E VOZ DIANTE DAS CÂMERAS

30 h/a

Fonoaudiologia e Telejornalismo. Oratória e voz no telejornalismo. Voz, expressão e inflexão.  Linguagem corporal, dicção e impostação da voz, leitura expressiva, clareza e objetividade. Técnicas de diálogo. Exercícios de locução de programas.

 

  • METODOLOGIA DA PESQUISA

15 h/a

A construção do conhecimento científico. Redação, estruturação e organização de trabalhos acadêmicos. Enfoque de pesquisa para o planejamento, execução e avaliação de trabalhos na área do Jornalismo.

 

  • TÉCNICAS TEATRAIS PARA COMUNICADORES

30 h/a

Linguagem corporal. Como trabalhar a timidez. Técnicas teatrais para comunicadores. A arte do improviso.

  • PRODUÇÃO EM TEVÊ

15 h/a

Apuração e produção da pauta. Lógica de produção das mídias de massa, tv e internet. Internet como instrumento de pesquisa e produção jornalística.

 

  • O TEXTO PARA TEVÊ E PARA A INTERNET

15 h/a

A linguagem multimídia. Lógica de produção das mídias de massa, tv e internet. Estudo dos elementos de textualidade e vocabulário no texto para tevê, a partir da avaliação de textos. Análise de produtos audiovisuais e produção de textos. Cases de documentários, reportagens especiais e de rede.

 

  • REPORTAGEM PARA TV E INTERNET

45 h/a

As etapas da reportagem. Tipos e planejamento de entrevistas. Convergência Tecnológica. A postura na reportagem. A entrevista em TV. A reportagem de um telejornal: princípios, equipamentos e prática. Gravação de reportagem em externa.

 

  • EDIÇÃO PARA TEVÊ E INTERNET

15 h/a

As características da linguagem do jornalismo praticado na televisão e na internet. Seleção e ordenação de informações, como Imagens e texto.

  • TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO

30 h/a

Linguagem informativa, teoria e prática. O conjunto de elementos e o processo que

abrange a concepção/realização em vídeo. A postura na apresentação do telejornal. Prática de apresentação com TelePr.

 

CALENDÁRIO:

28 e 29 de outubro de 2017 – AULA INAUGURAL – JORNALISMO HUMANIZADO
18 e 19 de novembro de 2017 – O JORNALISMO E A ECONOMIA
16 e 17 de dezembro de 2017 – JORNALISMO POLÍTICO: O QUE O REPÓRTER PRECISA SABER
20 e 21 janeiro de 2018 – JORNALISMO ESPORTIVO
17 e 18 de fevereiro de 2018 – METODOLOGIA DA PESQUISA
17 e 18 de março de 2018 – A TEORIA ALIADA À PRÁTICA DA REPORTAGEM
14 e 15 de abril de 2018 – FIGURINO PARA TEVÊ E WEB
26 e 27 de Maio de 2018 – NOVAS TECNOLOGIAS NA COMUNICAÇÃO
23 e 24 de junho de 2018 – EMPREENDEDORISMO EM COMUNICAÇÃO
28 e 29 de julho de 2018 – COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
18 e 19 de agosto de 2018 – COMUNICAÇÃO E COMPORTAMENTO
15 e 16 de setembro de 2018 – ORATÓRIA E VOZ DIANTE DAS CÂMERAS
29 e 30 de setembro de 2018 – ORATÓRIA E VOZ DIANTE DAS CÂMERAS
20 e 21 de outubro de 2018 – PRODUÇÃO EM TEVÊ
10 e 11 de novembro de 2018 – TÉCNICAS TEATRAIS PARA COMUNICADORES
24 e 25 de novembro de 2018 – TÉCNICAS TEATRAIS PARA COMUNICADORES
15 e 16 de dezembro de 2018 – O TEXTO PARA TEVÊ E PARA A INTERNET
05 e 06 de janeiro de 2019 – REPORTAGEM PARA TEVÊ E INTERNET
19 e 20 de janeiro de 2019 – REPORTAGEM PARA TEVÊ E INTERNET
02 e 03 de fevereiro de 2019 – REPORTAGEM PARA TEVÊ E INTERNET
23 e 24 de fevereiro de 2019 – EDIÇÃO PARA TEVÊ E INTERNET
23 e 24 de março de 2019 – TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO
13 e 14 de abril de 2019 – TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO

 


Tags: #curso #especialização #telejornalismo