Blog

MEIO AMBIENTE EM FOCO

9 de outubro de 2017   publicado por: Magda Lima

CHUVAS ÁCIDAS!

“Quando olhamos para cima, vemos as nuvens e o céu azul. Mas há outras coisas no céu que não conseguimos ver. Algumas são perigosas para terra”.

“Quando as centrais elétricas queimam carvão para fazer eletricidade, e quando os carros queimam gasolina, ficam no ar gases invisíveis. Alguns desses gases podem misturar-se com água e torna-la ácida, tão ácida como sumo de limão ou vinagre”.

“Às vezes os gases entram nas nuvens, onde se misturam com a chuva ou a neve. Então, o ácido cai outra vez na terra, juntamente com a chuva ou a neve. Chama-se a isso chuva ácida”!

 

 

MÁS NOTÍCIAS!

“As chuvas ácidas são muitíssimas perigosas para as plantas, rios e lagos, assim como para as criaturas que neles vivem. Em certos locais matam as florestas e poluem a água que os animais e as pessoas precisam beber”.

 

A NOSSA MISSÃO!

Para nós é muito importante deixar de provocar chuvas ácidas. Uma maneira boa de deixar provocar chuvas ácidas é Poupar Energia! Quanto menos energia usarmos, menos carvão aquelas centrais elétricas têm que queimar!

 

POLUIÇÃO DO AR!

Antigamente, há cerca de 150 anos, o ar era puro e estava limpinho – era perfeito para as pessoas e os animais respirarem.

 

FÁBRICAS!

Com a construção das fábricas aumentou muito a quantidade de gases perigosos lançados na atmosfera! Ainda por cima, as pessoas começam a andar de carro, o que tornou o ar ainda mais poluído!

 

HOJE!
Hoje o ar está poluído em certos lugares, que nem se quer se pode respirar sem perigo!

 

A SUBSTÂNCIA CASTANHA!

Muitas cidades do mundo têm o ar cheio de uma coisa que as polui, chama-se SMOG. Em alguns lugares é tão forte que o ar, que deveria ser azul bonito, na realidade parece castanho!

 

ABAIXO A POLUIÇÃO!

O ar poluído não é só mal para as pessoas e animais, como também para as árvores e plantas. E, em certos lugares, até faz mal as sementeiras dos agricultores – aquilo que é a nossa comida. Por isso é muito importante limpar o ar que nós todos respiramos! Toda a gente pode ajudar a manter o ar limpo e sem fazer mal. Você pode plantar uma árvore, andar de bicicleta e até colocar idéias sobre esse tema nos jornais!

 

O CRESCIMENTO DE POPULAÇÃO

Todos os dias há cada vez mais gente vivendo no planeta terra. Todas essas pessoas precisam de espaço para viver. Portanto, mudam-se para locais onde já vivem plantas e animais. As florestas são derrubadas e as zonas selvagens
enchem-se de casas e lojas.

 

O QUE PODE ACONTECER?

Quando as pessoas se mudam para uma terra nova, as plantas e animais que vivem lá podem ficar em perigo – O que quer dizer que, como não há lugar para viverem, começam a desaparecer. Alguns até ficam extintos, o que significa que morrem todos e desaparecem da terra para sempre!

 

O QUE PODE VIR A ACONTECER!

Nós gostamos de ver desenhos e de ler histórias acerca de dinossauros que viveram na terra há muitos milhares de anos. Agora estão todos extintos. Isso pode acontecer aos elefantes, zebras, rãs, borboletas, pintarroxos ou peixinhos
dourados… ou outros animais, se não tivermos cuidado.

 

A NOSSA MISSÃO!

Vamos conservar a terra verde e com saúde, cheia de milhões de criaturas maravilhosas!

 

PODEMOS AJUDAR OS ANIMAIS?

Podemos Sim! Vamos conservar os nossos oceanos, rios, lagos e cursos de água, protegendo os animais e mantendo a terra verde.

 

O PROBLEMA DO LIXO!

Quando se joga qualquer coisa fora, põe-se no contentor do lixo. Todos os dias vem o caminhão do lixo e o contentor é esvaziado. Mas, o que acontece com o lixo? Desaparece e pronto?

 

O PROBLEMA DO LIXÃO!

Quase todo o lixo é levado para uma lixeira, onde o caminhão do lixo o despeja no chão. Depois de o caminhão ir embora, vem um grande trator e empurra terra para cima do lixo. Portanto, a maior parte do nosso lixo é só enterrado.

 

UMA GRANDE PORCARIA!

Agora já temos tanto lixo, que em muitos lugares já não há espaço que chegue para o enterrar todo.

 

A NOSSA MISSÃO!

Temos de diminuir a quantidade de lixo que produzimos! Podemos fazê-lo? Podes crer que sim!

 

COMO?

Podemos reciclar (o que quer dizer tornar a usar materiais em vez de os jogar fora) e pré-reciclar (o que quer dizer não enterrar coisas que possam ser novamente usadas, como película de plástico e outras embalagens). Se reciclarmos e pré-reciclarmos vamos fazer muito menos lixo e ajudar a manter verde o nosso planeta.

 

 


Tags: #chuvas ácidas #faculdade ratio #meio ambiente #mundo #natureza #ratio