Concurso de Redação

Com o objetivo de incentivar o fomento da leitura, escrita e de despertar na população – principalmente nos jovens – uma cultura de paz, além da reflexão sobre a nossa relação com os outros e com o mundo que nos cerca, lançamos o I Concurso de Redação Ratio com o tema: Fortaleza em paz!

Para participar basta fazer a inscrição no nosso site, preenchendo os dados e enviando a redação através do formulário abaixo.

As melhores redações estarão concorrendo a 50 bolsas de estudo de 100% e a centenas de até 50% de desconto.

 


Envie sua redação no formato .pdf, .doc, ou .docx
Tamanho máximo de 3MB


 

REGULAMENTO

 


DOS PARTICIPANTES
Artigo 1º: Poderá participar qualquer pessoa maior de 16 anos, residente no estado do Ceará.

IMPORTANTE: Com o objetivo de evitar fraudes durante o concurso, os alunos que tiverem as redações aprovadas serão convidados à fazer uma segunda redação, em sala de aula, afim de comprovar sua habilidade e autoria.

 

DAS INSCRIÇÕES
Artigo 2º: As inscrições são gratuitas e estarão abertas no período de 12 de junho a 30 de outubro de 2017.
Artigo 3º: A inscrição deverá ser feita de forma digital, através do site oficial da Faculdade Ratio, no endereço www.ratio.edu.br/concurso-de-redacao/. Com o objetivo de evitar fraudes durante o concurso, os alunos que tiverem as redações aprovadas serão convidados à fazer uma segunda redação, em sala de aula, afim de comprovar sua habilidade e autoria.
Artigo 4º: O trabalho é individual e deve ser inscrito no nome de apenas um participante.
Artigo 5º: Ao se inscrever, o participante autoriza automaticamente a Faculdade Ratio a utilizar, publicar e reproduzir, por meio de jornais, revistas, rádio e internet, o conteúdo, respeitando-se a propriedade intelectual do autor da redação.

DOS CONTOS
Artigo 6º: Cada participante poderá escrever uma redação que deverá ser inédita e original, em língua portuguesa. Qualquer situação de plágio remeterá à desclassificação.
Artigo 7º: A redação deve ser digitada em fonte Times New Roman, corpo 12, espaço simples, em no máximo 3.000 palavras.
Artigo 8º: A redação deverá inserir-se no Gênero Dissertativo.
Artigo 9º: A redação não poderá:
a) Causar danos materiais ou danos morais a terceiros;
b) Conter dados ou informações que constituam ou possam constituir crime (ou contravenção penal), ou que possam ser entendidos como incitação a prática de crimes;
c) Constituir ofensa à liberdade e à crença;
d) Revestir-se de conteúdo que implique discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia ou procedência nacional ou regional;
e) Fazer propaganda eleitoral;
f) Ter sido produzido por terceiros.

DA PREMIAÇÃO
Artigo 10º: Após a correção, as redações terão notas de 01 a 05 pontos.
Artigo 11º: A premiação será feita da seguinte forma:

1º ao 50º Lugar: Bolsa de estudos de 100% para cursar a Faculdade Ratio.
À partir do 51º Lugar: Bolsas de estudos para cursar a Faculdade Ratio, seguindo o seguinte critério:
Nota 05: Bolsa de estudos com 50% de desconto
Nota 04: Bolsa de estudos com 40% de desconto
Nota 03: Bolsa de estudos com 30% de desconto

DO RESULTADO E DA PREMIAÇÃO
Artigo 12º: a divulgação do resultado acontecerá no dia 15 de novembro de 2017.
Artigo 13º: As 10 (dez) melhores redações selecionadas, serão divulgadas pelo jornal local do município e entregues pessoalmente ao Prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio.

SELEÇÃO E COMISSÃO JULGADORA
Artigo 14º: Serão convocados 3 professores de literatura e redação da Faculdade Ratio para a seleção das melhores redações.

DISPOSIÇÕES FINAIS
Artigo 15º: Não poderão concorrer os membros das Comissões Especiais e Organizadoras, ou parentes de funcionários da Faculdade Ratio.
Artigo 16º: A participação no concurso implica no conhecimento e na aceitação, pelo candidato, de todas as disposições deste regulamento, sendo desclassificados os trabalhos que não atenderem as regras nele contidas.
Artigo 17º: Os casos omissos nesse regulamento serão analisados resolvidos pela Comissão Organizadora da Faculdade Ratio.