Diretrizes para os Autores

1. A Revista Trabalho e Sociedade recebe resenhas e artigos teóricos ou resultantes de pesquisas empíricas que contribuam para o avanço do conhecimento na área das humanidades.

2. Os artigos devem ser inéditos e não podem estar em processo de avaliação em outro periódico.

3. Serão aceitos trabalhos em língua materna e espanhol contemplando as produções científicas na américa latina.

4. Podem ser submetidos artigos provenientes dos diversos campos que compõem as ciências humanas, como a psicologia social, a sociologia, o serviço social, a história, a geografia humana, a filosofia, a antropologia e a ciência política, além do direito e da administração, desde que contemplem debates sobre questões pertinentes para o entendimento da sociedade contemporânea.

1. Formato do artigo

  • Folha A4
  • Processador: Word
  • Fonte: Times New Roman, 12(aplicar em todo o texto)
  • Título e subtítulo deverão vir em caixa alta
  • Margem: direita, superior e inferior 2,5 cm; esquerda 3cm
  • Parágrafo: espaçamento ente 1,5; alinhamento justificado
  • Citações acima de 3 linhas deverão esta separadas e recuadas do corpo do texto em 4 cm

2. Folha de Rosto

  • Título do trabalho: em português e em inglês
  • Nome completo do(s) autor(res) e filiação institucional
  • Resumo em português e em inglês(abstract), com cerca de 150 palavras, onde conste objetivos, metodologia, resultados e conclusões
  • Palavras-chave: de 4 a 6 palavras

3. Texto

  • O texto deverá ter entre 15 as 20 páginas(ou entre 4.000 e 6.000 palavras, incluindo referências bibliográficas, tabelas e gráficos.
  • As referências bibliográficas deverão estar conforme as normas da ABNT
  • As notas de rodapé devem constar na mesma página de chamad

4. Resenhas

  • As resenhas deverão apresentar um resumo crítico de obra publicado nos últimos dois anos, em no máximo 2.500 caracteres(sem espaço).

Processo de avaliação

  • De forma coerente e isenta, todos os artigos e produções enviadas a revista Trabalho e Sociedade, passarão pela avaliação e submissão do comitê editorial, em alinhamento com a política interna de valores institucionais que norteiam a faculdade Ratio.
  • A seleção dos manuscritos para publicação se passa em 2 fases: na primeira, os editores chefe e científico avaliam a qualidade científica, a coerência do texto e o interesse do tema para o público alvo da produção. Ao passar essa aprovação, na segunda fase o manuscrito é encaminhado para avaliação por dois pareceristas pertencentes ao comitê editorial, de reconhecida competência no assunto abordado. Durante todo o processo de julgamento, de caráter duplo-cego, será mantido sigilo, sendo os referidos autores e pareceristas mantidos em anonimato.
  • O prazo para a avaliação pelo Corpo Editorial será de até 60 dias, a contar do recebimento do manuscrito. Caso os pareceres sejam divergentes, um terceiro consultor dará o parecer final. Será encaminhado ao autor principal o parecer final do Conselho Editorial (aceito, aceito com modificações ou recusado).
  • Os comentários realizados pelos revisores serão encaminhados aos autores para que as modificações no texto ou as justificativas de sua conservação sejam redirecionadas para a revista em prazo de até 20 dias. Os manuscritos reformulados entrarão na sequência de publicação conforme o período de envio de cada um. Lembrando que a publicação é virtual e disponibilizada no site da faculdade Ratio, podendo em circunstâncias excepcionais haver algum volume da revista em meio impresso.