CONHEÇA A RATIO

MISSÃO

A missão da Faculdade Ratio consiste em promover a educação integral de profissionais capacitados, felizes, criativos, éticos com espírito crítico, comprometidos com o autoconhecimento, o desenvolvimento social, cultural, político e econômico do Ceará, do Nordeste e do Brasil, com competência para formular, sistematizar e disseminar conhecimentos nos diversos campos do saber, através do ensino, da pesquisa e das atividades de extensão.

VISÃO

Consciente das desigualdades sócio-econômicas, dos contrastes regionais e da necessidade de transformação e desenvolvimento a partir da educação, a Faculdade Ratio,até o ano de 2019, tornar-se-á uma instituição de referência na formação de profissionais,cumprindo sua missão.

POLÍTICAS DE ENSINO

As políticas de ensino da faculdade Ratio incentivam a produção do conhecimento com qualidade, relacionado com seu contexto regional e sem perder de vista a formação ética e humanizadora. Pode-se destacar a ênfase à formação generalista com caráter problematizador e continuado, que permite o desenvolvimento de seus discentes de modo criativo, multidirecional e engajado socialmente.

Outro aspecto a ser ressaltado é a ênfase à integração durante o percurso da aprendizagem. Esta integração se configura a partir de inovações metodológicas, avaliação continuada, relações teoria prática e ensino serviço, interdisciplinaridade e o incentivo a percursos curriculares mais abertos, contemplando as atividades complementares.

Dessa forma, as políticas de ensino assumem os seguintes compromissos gerais:

a) Ampliar o universo de atividades da Faculdade Ratio nas suas várias frentes de atuação, mediante métodos inovadores de participação na aprendizagem

b) Investir paulatinamente em programas de educação à distância;

c) Priorizar ações acadêmicas relacionadas direta ou indiretamente aos problemas sociais básicos;

d) Incentivar o trabalho interdisciplinar;

e) Desenvolver estudos voltados à integração dos diferentes níveis educacionais;

f) Desenvolver estudos transdisciplinares que favoreçam a criação e a inovação no ambiente acadêmico;

g) Estimular o desenvolvimento de ações relativas à educação inclusiva.

NOSSOS PRINCÍPIOS

No cumprimento de sua missão institucional, a Faculdade Ratio tem como princípios norteadores:

a) A promoção da excelência acadêmica, nas ciências sociais, humanas, saúde e artes.

b) O respeito à diversidade intelectual, artística, institucional, política e ambiental.

c) A gestão democrática e transparente.

d) A igualdade de condições de acesso e permanência.

e) A valorização e promoção do desenvolvimento de pessoas.

f) O compromisso com a democracia e a justiça social.

g) A busca de mecanismos de promoção da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

POLÍTICA DE PESQUISA E EXTENSÃO

A vida acadêmica se ampara tradicionalmente no tripé ensino, pesquisa e extensão. Cada uma dessas atividades corrobora consideravelmente para a formação do indivíduo como um todo, deixando evidenciado a fragilidade de atuação do profissional quando este tem seu processo formador negligenciado por um desses elementos.

A prática da pesquisa garante a geração de conhecimento tendo em vista seu caráter social na busca de resolução dos problemas e no compromisso com a melhoria de vida das populações em geral. A prática da pesquisa é estimulada desde o primeiro semestre na faculdade Ratio, professores e alunos, na mesma medida, são convidados a assumir uma postura investigativa, questionadora e audaciosa quanto a novas descobertas e reflexões.

Nosso ideal de pesquisa se manifesta, a princípio, na sondagem de habilidades e potenciais que possam ser aprimorados e profissionalizados na instituição, contando com o apoio de um departamento específico, de metodologia, o qual apoia, identifica, direciona grupos e ministra capacitação inicial e continuada sobre instrumentos de pesquisa, tipos, técnicas e posturas investigativas a serem assumidas.

VOCÊ CONECTADO

Seja o primeiro a saber o que acontece por aqui!

NOSSA LOCALIZAÇÃO

Av. Rogaciano Leite, 340 - Patriolino Ribeiro, Fortaleza-CE