Curso de Administração

Turnos

Diurno e Noturno

Duração

8 semestres

Campus

Unidade I

Autorização

Portaria Ministerial Nº 732 de 23 de dezembro de 2013

Missão do Curso

Tornar-se um centro de referência na formação de bacharéis em Administração com solidez na qualificação técnico-científica, contribuindo para o exercício de suas atribuições profissionais, com competência, criatividade e responsabilidade ética; proporcionando-lhes uma visão crítica e analítica do mundo, preparando-os para os desafios do mercado, em suas várias áreas de atuação e no exercício da cidadania.

Objetivo Geral

Formar o administrador com perfil diferenciado, capaz de aliar a competência profissional a uma consciência crítica, conhecedor das tendências que regem a arte do saber no campo das ciências administrativas, proporcionando a aquisição das habilidades necessárias para o exercício profissional, e principalmente a construção do espírito empreendedor e ético que gere o crescimento e desenvolvimento pessoal e social.

Desenvolver postura humanística com visão sistêmica e global, favorecendo e privilegiando a qualidade de vida das pessoas, das comunidades, e da sociedade na qual está inserido, considerando sempre que a Administração é uma Ciência Social complexa, dinâmica e globalizada e inserida em ambientes altamente competitivos e que exige constante atualização do processo de ensino aprendizagem.

Formar profissionais com visão micro e macro ambiental e consciente das importantes relações existente entre eles para a geração e distribuição de riquezas.


Objetivos Específicos

Formar profissionais capazes de:

Planejar, supervisionar, orientar e controlar os serviços de administração em geral;

Compreender as finalidades de todo o processo administrativo como estratégia de posicionamento de uma organização;

Analisar mercados e definir políticas adequadas de gestão para as organizações conforme sua área de atuação;

Enfrentar e superar os problemas ligados a administração;

Pesquisar, desenvolver e controlar as tecnologias próprias da comunicação empresarial;

Interagir criativamente face aos diferentes contextos organizacionais e sociais;

Desenvolver um conjunto de conhecimentos sistematizados voltados para o crescimento sustentável das organizações;

Debater a importância estratégica da internacionalização das operações comerciais, industriais e financeiras das empresas brasileiras frente a um mercado cada vez mais competitivo e globalizado;

Lidar com modelos de gestão inovadores, com capacidade de atuação em ambientes favoráveis;

Planejar e desenvolver a criação de novos negócios que influenciem no avanço da sociedade, principalmente atingindo as necessidades da comunidade em que está inserida;

Desenvolver competências e habilidades através de um conjunto de disciplinas com conteúdos que apresentam caráter de formação básica e instrumental propiciando a criação, o fortalecimento e o nivelamento de bases para a compreensão e assimilação do bloco de disciplinas de Formação Profissional e Complementares;

A Incentivar as potencialidades individuais e grupais ao empreendedorismo através da adoção de modelos de gestão métodos e processos inovadores, novas tecnologias e metodologias alternativas, desenvolvendo nos profissionais a capacidade para analisar, avaliar e optar por alternativas e ações que redundam em realizações e transformações empreendedoras.


Identificação, Qualificação e Regime de trabalho do Coordenador do Curso de Administração

A Coordenação do Curso será exercida pelo Profº Plácido Aderaldo Castelo Neto, contratado pela IES com regime de trabalho de 20 horas-semanais, possui mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1996). Atualmente cursa o Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC, Professor Assistente VIII da Universidade Regional do Cariri e Professor Horista da Universidade de Fortaleza – UNIFOR.

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Educacional de Instituições do Ensino Superior, Administração com ênfase em marketing.

Trabalha também os temas antropológicos ligados a filosofia e a saúde, e sociológicos em educação, saúde, direito e responsabilidade social.