Curso de Educação Física

Turnos

Diurno e Noturno

Duração

8 semestres

Campus

Unidade I

Autorização

Portaria Ministerial Nº 339 de 29 de maio de 2014

Missão do Curso

Tornar-se um centro de referência na formação de Licenciados em Educação Física com solidez na qualificação técnico-científica, contribuindo para o exercício de suas atribuições profissionais, com competência, criatividade e responsabilidade ética; proporcionando-lhes uma visão crítica e analítica do mundo, preparando-os para os desafios do mercado, em suas várias áreas de atuação e no exercício da cidadania.

Objetivos do Curso

A formação do Licenciado em Educação Física pela Faculdade Ratio, será conduzida por critérios de orientação e iniciação à pesquisa científica, da interação teoria-prática e pelos conhecimentos advindos do ser humano, da sociedade, do mundo do trabalho e da cultura corporal. Este conjunto de conhecimentos de natureza multi e interdisciplinar, possibilitará uma formação abrangente para o exercício profissional em um contexto específico – a escola, por forma a desenvolver uma estreita relação entre as áreas de conhecimento científico e a especificidade dos conteúdos da Educação Física. Nesse sentido, esta IES pretende que o curso possibilite ao egresso uma formação qualificada para o exercício profissional na docência do ensino básico.

Objetivo Geral

Formação de professores capacitados para desenvolver um trabalho pedagógico em Educação Física no âmbito escolar, baseando-se para tanto em conhecimentos a respeito do ser humano e sociedade, do mundo do trabalho, e do movimento humano construído historicamente.

Objetivos Específicos

Desenvolver a fundamentação básica da ciência do movimento e do domínio dos conteúdos pedagógicos, científicos e técnicos da Educação Física;

Qualificar professores para atuar na escola proporcionando o desenvolvimento global do educando, bem como o prazer através das práticas corporais;

Formar profissionais capazes de orientar e definir as atividades adequadas para cada tipo de indivíduo ou grupos, respeitando as suas diferentes especificidades.