Diretrizes para os Autores

1. A Revista Trabalho e Sociedade recebe resenhas e artigos teóricos ou resultantes de pesquisas empíricas que contribuam para o avanço do conhecimento na área das humanidades.

2. Os artigos devem ser inéditos e não podem estar em processo de avaliação em outro periódico.

3. Serão aceitos trabalhos em língua materna e espanhol contemplando as produções científicas na américa latina.

4. Podem ser submetidos artigos provenientes dos diversos campos que compõem as ciências humanas, como a psicologia social, a sociologia, o serviço social, a história, a geografia humana, a filosofia, a antropologia e a ciência política, além do direito e da administração, desde que contemplem debates sobre questões pertinentes para o entendimento da sociedade contemporânea.


1. Formato do artigo

Folha A4;

Processador: Word;

Fonte: Times New Roman, 12(aplicar em todo o texto);

Título e subtítulo deverão vir em caixa alta;

Margem: direita, superior e inferior 2,5 cm; esquerda 3cm;

Parágrafo: espaçamento ente 1,5; alinhamento justificado;

Citações acima de 3 linhas deverão esta separadas e recuadas do corpo do texto em 4 cm;


2. Folha de Rosto

Título do trabalho: em português e em inglês;

Nome completo do(s) autor(res) e filiação institucional;

Resumo em português e em inglês(abstract), com cerca de 150 palavras, onde conste objetivos, metodologia, resultados e conclusões;

Palavras-chave: de 4 a 6 palavras.


3. Texto

O texto deverá ter entre 15 as 20 páginas(ou entre 4.000 e 6.000 palavras, incluindo referências bibliográficas, tabelas e gráficos;

As referências bibliográficas deverão estar conforme as normas da ABNT;

As notas de rodapé devem constar na mesma página de chamada.


4. Resenhas

As resenhas deverão apresentar um resumo crítico de obra publicado nos últimos dois anos, em no máximo 2.500 caracteres(sem espaço).


Processo de avaliação

De forma coerente e isenta, todos os artigos e produções enviadas a revista Trabalho e Sociedade, passarão pela avaliação e submissão do comitê editorial, em alinhamento com a política interna de valores institucionais que norteiam a faculdade Ratio;

A seleção dos manuscritos para publicação se passa em 2 fases: na primeira, os editores chefe e científico avaliam a qualidade científica, a coerência do texto e o interesse do tema para o público alvo da produção. Ao passar essa aprovação, na segunda fase o manuscrito é encaminhado para avaliação por dois pareceristas pertencentes ao comitê editorial, de reconhecida competência no assunto abordado. Durante todo o processo de julgamento, de caráter duplo-cego, será mantido sigilo, sendo os referidos autores e pareceristas mantidos em anonimato;

O prazo para a avaliação pelo Corpo Editorial será de até 60 dias, a contar do recebimento do manuscrito. Caso os pareceres sejam divergentes, um terceiro consultor dará o parecer final. Será encaminhado ao autor principal o parecer final do Conselho Editorial (aceito, aceito com modificações ou recusado);

Os comentários realizados pelos revisores serão encaminhados aos autores para que as modificações no texto ou as justificativas de sua conservação sejam redirecionadas para a revista em prazo de até 20 dias. Os manuscritos reformulados entrarão na sequência de publicação conforme o período de envio de cada um.

Lembrando que a publicação é virtual e disponibilizada no site da faculdade Ratio, podendo em circunstâncias excepcionais haver algum volume da revista em meio impresso.