Pós-Graduação em Telejornalismo – Calendário 2018.2 para novas turmas

ESPECIALIZAÇÃO EM TELEJORNALISMO – TURMA 2018.2
COORDENAÇÃO: MIRELLE COSTA E JULIÃO JÚNIORPÚBLICO ALVO:
A especialização é destinada a profissionais diplomados em Comunicação Social, em qualquer habilitação (jornalismo ou publicidade), e em áreas como marketing e relações públicas, e ainda graduados interessados em ampliar conhecimentos no segmento de jornalismo para TV e Web, além de profissionais que atuam como gestores de empresas de mídia.

DURAÇÃO E PERIODICIDADE:
360 H/AULAS – 18 MESES ( Mensal ) SÁBADO: 8H ÀS 18HORAS; DOMINGO: 8H ÀS 15HORAS
INVESTIMENTO INSCRIÇÃO:
MATRÍCULA NO VALOR DE R$ 255,00 (DUZENTOS E CINQUENTA E CINCO REAIS) + 18 PARCELAS DE R$ 300,00(TREZENTOS REAIS)
Obs: É concedido 10% de desconto até a data do vencimento.

ESTRUTURA CURRICULAR:

DISCIPLINA ORATÓRIA E VOZ DIANTE DAS CÂMERAS – 15, 16, 29 E 30 DE SETEMBRO/18
30 h/a
Fonoaudiologia e Telejornalismo. Oratória e voz no telejornalismo. Voz, expressão e inflexão. Linguagem corporal, dicção e impostação da voz, leitura expressiva, clareza e objetividade. Técnicas de diálogo. Exercícios de locução de programas.

O JORNALISMO E A ECONOMIA – 20 E 21 DE OUTUBRO/18
15 h/a
Ementa: Economia Brasileira e aspectos da atualidade. Temas rotineiros nas pautas do jornalista, como PIB, inflação, impostos, cesta básica e outros. Relação receita e despesas (Municípios e Estado). A decodificação dos assuntos relacionados cotidianamente à economia.

TÉCNICAS TEATRAIS PARA COMUNICADORES – MÓDULO 01 – 10 E 11 DENOVEMBRO/18
15 h/a
Linguagem corporal. Como trabalhar a timidez. Técnicas teatrais para comunicadores.
A arte do improviso.

NOVAS TECNOLOGIAS NA COMUNICAÇÃO – 15 E 16 DE DEZEMBRO/18
15 h/a
As transformações sociais diante das novas tecnologias. Influência das tecnologias da informação e da comunicação no cotidiano. Tipos de equipamentos disponíveis no mercado e suas aplicabilidades. Os equipamentos de audiovisual.

TÉCNICAS TEATRAIS PARA COMUNICADORES – MÓDULO 02 – 19 E 20 DEJANEIRO/19
15 h/a
Linguagem corporal. Como trabalhar a timidez. Técnicas teatrais para comunicadores. A arte do improviso.

JORNALISMO ESPORTIVO – 02 E 03 DE FEVEREIRO/19
15 h/a
Ementa: As características da linguagem no jornalismo esportivo, através de cases locais e nacionais veiculados na tevê e na internet. Funções do jornalista esportivo. A pauta e a confecção de matérias esportivas. A cobertura esportiva.

METODOLOGIA DA PESQUISA – 23 e 24 DE FEVEREIRO/19
15 h/a
A construção do conhecimento científico. Redação, estruturação e organização de trabalhos acadêmicos. Enfoque de pesquisa para o planejamento, execução e avaliação de trabalhos na área do Jornalismo.

FIGURINO PARA TEVÊ E WEB – 09 E 10 DE MARÇO/19
15 h/a
Critérios de escolha para figurinos dos telejornais. A roupa que você veste como marketing pessoal. A linguagem que o comunicador transmite através do seu figurino.

A TEORIA ALIADA À PRÁTICA DA REPORTAGEM– 23 E 24 DE MARÇO/19
15 h/a
Como abordar temas polêmicos no jornalismo. A Internet e os novos papéis do jornalista e do cidadão. Microjornalismo nas mídias digitais. Credibilidade e legitimidade do microjornalismo.

EMPREENDEDORISMO EM COMUNICAÇÃO – 13 E 14 DE ABRIL/19
15h/a
Empreendedorismo e gestão. Marketing pessoal. Criatividade, inovação e estratégias em comunicação. Desenvolvimento de conteúdos e produtos jornalísticos em ambientes digitais.

JORNALISMO POLÍTICO: O QUE O REPÓRTER PRECISA SABER – 25 E 26 DE MAIO/19
15 h/a
No âmbito estadual e municipal, os conceitos utilizados no cotidiano da política – o que significam e representam: LOA, LDO, primeiro expediente, segundo expediente, ordem do dia, pedido de vistas e outros. Leitura crítica do jornalismo político. A partir de conhecimentos teóricos, obtidos através da análise de cases jornalísticos, os alunos
poderão assumir uma postura profissional balizada em valores éticos e morais.

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL NAS EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO – 15 E 16 DE JUNHO/19
15 h/a
A importância da comunicação em instituições públicas e privadas. Comunicação gerencial, comunicação administrativa, comunicação interna, comunicação externa. Estrutura organizacional nas redações de tevê. Planejamento estratégico e execução de projetos de comunicação organizacional.

COMUNICAÇÃO E COMPORTAMENTO – 27 E 28 DE JULHO/19
15 h/a
Relações humanas e desenvolvimento interpessoal. Identidade e autoconhecimento. Equilíbrio e dimensões da vida. Valores e talentos. Conceito de criatividade. Potencial, bloqueios e processo criativo. Como aumentar a autoestima e superar medos.

Projetos em audiovisual – 24 de 25 DE AGOSTO/19
15h/a
Ementa: Como transformar ideias em projetos. Etapas para a criação de um projeto para edital. Criação de textos, personagens e sinopses. Organização da documentação. Argumento e realização de orçamento.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – MÓDULO 01 – 28 E 29 DE SETEMBRO/19
15 h/a

O TEXTO PARA TEVÊ E PARA A INTERNET – 26 E 27 DE OUTUBRO/19
15 h/a
A linguagem multimídia. Lógica de produção das mídias de massa, tv e internet. Estudo dos elementos de textualidade e vocabulário no texto para tevê, a partir da avaliação de textos. Análise de produtos audiovisuais e produção de textos. Cases de documentários, reportagens especiais e de rede.

REPORTAGEM PARA TV E INTERNET – 30 DE NOVEMBRO/19 – 01, 14 E 15 DE DEZEMBRO/19
30 h/a
As etapas da reportagem. Tipos e planejamento de entrevistas. Convergência Tecnológica. A postura na reportagem. A entrevista em TV. A reportagem de um telejornal: princípios, equipamentos e prática. Gravação de reportagem em externa.

EDIÇÃO PARA TEVÊ E INTERNET – 11 E 12 DE JANEIRO/19
15 h/a
As características da linguagem do jornalismo praticado na televisão e na internet. Seleção e ordenação de informações, como Imagens e texto.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – MÓDULO 02 – 25 E 26 DE JANEIRO/20
15 h/a

TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO – 01, 02, 08 E 09 DE FEVEREIRO/20
30 h/a
Linguagem informativa, teoria e prática. O conjunto de elementos e o processo que abrange a concepção/realização em vídeo. A postura na apresentação do telejornal. Prática de apresentação com TelePrompter.

Deixe um comentário